domingo, 2 de dezembro de 2007

Gatos Também São Ótimos Companheiros

A personalidade independente dos gatos faz com que a popularidade deles, como bichos de estimação, cresça a cada dia principalmente nas grandes cidades. O motivo principal é justamente por serem bichos mais independentes, e isso faz com que se ajustem bem àquelas pessoas que querem ter um animal, mas que dispõem de pouco espaço e tempo para cuidar deles. Isso não significa que os gatos desprezem a atenção humana. Muito pelo contrário. Apreciam e sentem falta do convívio com o dono. Mas a diferença é que os gatos não são tão dependentes quanto os cachorros, por exemplo.

Os gatos são animais que se adaptam bem em ambientes com pouco espaço como apartamentos, por exemplo. Agora há de se atentar para protegê-los contra qualquer coisa que possa oferecer risco à vida e a saúde dos bichanos como, por exemplo, colocar telas nas janelas altas ou de apartamentos, e armazenar em lugar seguro materiais de limpeza, venenos, remédios, entre outros.

Confira abaixo algumas dicas e cuidados que você deve ter ao adquirir e para criar o seu gato.

Com ou sem raça?
Vai da sua vontade. Se for comprar um gato de raça, evite adquiri-lo em feiras. Prefira criadores. Visite o gatil, fique atento a higiene do lugar, se possível, conheça os pais do filhote. Na hora de escolher, dê preferência a um filhote ativo, que brinque, cheio de energia. Se for adquirir um gato sem raça definida, procure as entidades de proteção animal, que mantêm programas de adoção. Consulte o site da Arca Brasil para encontrar uma instituição na sua cidade: www.arcabrasil.org.br.

Saúde
Antes de instalar o gato em casa, leve-o ao veterinário para um check-up. Os gatos precisam tomar três doses da vacina quádrupla: a primeira, aos dois meses de vida; a segunda dose, aos três meses; e a terceira, aos quatro meses. A quádrupla, em dose única, deve ser repetida a cada ano. A vacina contra raiva é aplicada aos seis meses e repetida anualmente.

Alimentação
Alimente o bichano apenas com ração. Ela contém os nutrientes que eles precisam para manter a saúde em dia. Existem rações específicas para adultos e para filhotes, para gatos jovens e idosos. Consulte o veterinário para saber qual tipo oferecer.

Higiene
Os gatos procuram naturalmente lugares com terra ou areia para fazer suas necessidades. Se você deixar num canto uma vasilha plástica com areia sanitária – ambos à venda nos pet shops ou em alguns supermercados -, o gato fará do lugar seu banheiro. Não tem erro. Os gatos gastam horas do dia se lambendo. É assim que tomam banho e se mantêm limpos. Você só deve dar banho no bichano se ele se sujar acidentalmente.


Um comentário:

Anônimo disse...

eu adoro gatos acho eles muito carinhosos eu tinha 4 doei alguns por questao de saude mas sinto falta deles